sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aluno do CAp premiado na 3ª Olimpíada Brasileira de Alemão

O Colégio de Aplicação é uma das 21 escolas que participa do Projeto PASCH para o Brasil (Escolas: uma parceria para o futuro), em convênio com o Instituto Goethe. Este Projeto pretende, através de subsídios financeiros e técnicos, fortalecer e ampliar a rede de escolas parceiras da Alemanha no Exterior, assim como consolidar o ensino de Língua Alemã como língua estrangeira no currículo escolar. Além de fornecer material didático e de apoio para o ensino de alemão, o convênio oferece e aplica anualmente exames oficiais de proficiência na língua alemã aos alunos. Estudantes com melhor desempenho recebem bolsas de estudo na Alemanha. Atualmente são quatro bolsas ao ano, duas em julho e duas em janeiro. Para os professores, são previstos cursos de aprimoramento em metodologia e didática, tanto no Brasil como na Alemanha.

Os alunos também são incentivados a participar de atividades culturais e competições referentes à Língua e Cultura Alemãs, de acordo com critérios estabelecidos pelo Instituto Goethe. Partindo da ideia da realização de uma competição internacional pacífica, na qual jovens de todo o mundo se encontram, como na área esportiva e em outras áreas do conhecimento, há algum tempo são realizadas também as Olimpíadas de Alemão. Elas são destinadas a jovens entre 14 e 18 anos, que estejam frequentando aulas de Alemão, não sejam falantes nativos do idioma e que estejam nos níveis A2 e B2 (segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

O Colégio de Aplicação participou do Nível A2, com 10 alunos. A etapa brasileira constou de uma redação, sendo os critérios de seleção: conteúdo, emprego dos recursos lingüísticos e criatividade. Foram sugeridos três temas pela coordenação do Instituto Goethe e revelados aos alunos somente na hora da aplicação da prova, que aconteceu no dia 08 de março de 2012. Todos os participantes receberão certificados e os melhores textos serão publicados na Agenda Cultural de 2013 do “Netzwerk Deutsch” – Comissão Permanente para Alemão como Língua Estrangeira no Brasil. Os dois vencedores (um de cada nível) viajarão para a Alemanha a convite do Instituto Goethe. Eles representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Alemão, de 1º a 14 de julho de 2012 em Frankfurt am Main.

No dia 2 de abril de 2012, foi divulgado no Colégio de Aplicação, com a presença da Coordenadora do Projeto PASCH para o Brasil, a professora Lúcia Alt, do Instituto Goethe, o resultado da 3ª Olimpíada Brasileira de Alemão (Brasilianische Deutscholympiade).

O aluno Gerônimo Loss Bergmann, do 2º ano do Ensino Médio, foi premiado com a primeira colocação no Brasil, com o tema "Minha Escola dos Sonhos". Parabéns ao aluno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário