segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Vídeo Conferência Panambi - Novo Hamburgo: Interações de jovens programadores em Scratch e Etoys no UCA-RS

Neste mês de Novembro, alunos de duas escolas participantes do UCA-RS participaram de um encontro virtual em Vídeo Conferencia para trocas sobre trabalhos que desenvolveram em ambientes de programação Scratch e Etoys.

Nas escolas EMEF Costa e Silva, de Panambi e EMEF Getúlio Vargas, de Novo Hamburgo, desenvolvem projetos programando o computador usando o laptop "uquinha".

Em Panambi, orientados pelo Professor André (http://ventoriniandre.blogspot.com.br/) em parceria com Maristela Brizzi, do NTE/Ijuí, os alunos participaram de Oficinas e criaram projetos em Scratch. Durante a apresentação, eles compartilharam esses projetos com os colegas de Novo Hamburgo, descrevendo o que tinham feito com muita propriedade. Na apresentação, pudemos ver histórias, animações, pequenas simulações bastante criativas.









alunos de Panambi apresentam projeto multimídia sobre a água, enquanto são observados online pelos colegas de NH


Em Novo Hamburgo, um grupo de monitores se reúne semanalmente para criar projetos em Etoys e Scratch, coordenados pela professora Marta e por colegas do CEPIC/NH. O grupo procura aprender e desenvolver atividades para ajudar colegas de sua escola e escolas vizinhas no uso do laptop. Usando o Etoys, programaram jogos para ajudar alunos menores na aprendizagem de matemática e língua estrangeira (figura abaixo).













versão de jogo desenvolvido por alunos de NH jogo para ensinar ingles, usando Etoys




O encontro de Vídeo Conferência foi realizado com a ferramenta gratuita do Google chamada "HangOut", que permite a conexão e a gravação em vídeo online de várias pessoas ao mesmo tempo. O encontro foi registrado e o resumo dessa história pode ser visto abaixo:



Para saber mais sobre os ambientes de programação Etoys (também chamado Squeak Etoys) e Scratch, recomendamos inicialmente os seguintes links:

Se esse vídeo/relato despertou mais questões ou curiosidades, os participantes podem ser contatados nos links dispostos ao longo do post, e a equipe do LEC em www.lec.ufrgs.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário